Não há nada pior do que estar longe de casa e a bateria do celular descarregar. Às vezes é preciso chamar um Uber, fazer uma ligação importante, checar o e-mail e o celular sem bateria. Existem algumas dicas para fazer a bateria do seu celular durar mais, logo ao primeiro indício de que vai acabar.

Atualmente, são muitas as informações que o celular guarda e os aplicativos que precisamos usar frequentemente. Todo o funcionamento do celular faz com que a bateria descarregue. Você pode perceber que, se você trabalha no meio de semana e o celular é uma ferramenta importante, a bateria dura pouco. Mas, aos finais de semana, quando a tendência é descansar com a família e usar menos o aparelho, sua bateria dura mais.

O fato é que quanto mais o aparelho é usado e mais exige do seu processador, mais rápido ficará sem bateria. Existem alguns acessórios que podem te salvar de situações como essa, por exemplo, os cases com carga extra de bateria, baterias externas pelo USB, carregadores que funcionam com a energia solar, enfim, uma série de inovações.

publicidade:

Mas, o que fazer quando não temos nada disso disponível? Como aproveitar ao máximo a carga da bateria? Nessas ocasiões temos que, primeiramente, definir nossas prioridades. Prezar pelas funções mais importantes para você nesse período e, utilizar apenas quando necessário.

Alguns celulares notificam ao usuário que a bateria está acabando e oferece a opção de “economizar energia”. Isso faz com que o aparelho se programe automaticamente e desative funções com gastos excessivos de energia como, por exemplo, o brilho da tela.

publicidade:

Passo a passo: Dicas para fazer a bateria do seu celular durar mais

Dentre as dicas para fazer a bateria do seu celular durar mais estão algumas alterações que a princípio parecem irrelevantes. Veja o que fazer quando estiver precisando economizar a bateria do seu celular:

  1. Como a maioria dos celulares atuais não necessitam de luzes de fundo, o brilho” para a visualização da tela, desabilite-o;
  2. Verifique se o seu celular possui a opção de “Economizar Bateria”. Caso sim, você poderá habilitar esta função para aumentar a duração de sua bateria;
  3. Caso o seu celular esteja conectado à sua conta de e-mail, certifique-se de que não esteja configurado para checar o seu e-mail a cada 15 minutos, meia hora ou uma hora. Isto significa que a cada vez que ele faz a checagem, você gastará um pouco de bateria. Configure-o para não checar novos e-mails automaticamente, de forma que você economize muita bateria;
  4. Evite carregadores baratos ou falsificados, bem como dar quedas em seu carregador, pois estes podem causar danos com aquecimento excessivo em sua bateria;
  5. Desligue o Bluetooth, ele irá consumir a sua bateria muito rapidamente;
  6. Se você sabe que ainda vai levar algum tempo até plugar o seu celular em seu carregador, não utilize a sua câmera ou conecte-o à internet;
  7. As fotografias com flash podem sugar a sua bateria de forma especialmente rápida;
  8. Desligue o “modo vibrar”. A vibração utiliza uma energia extra da bateria;
  9. Mantenha o volume do toque o mais baixo possível.

A dica mais importante, e que certamente vai te salvar de uma situação embaraçosa sem bateria, é a luminosidade da tela.

Acontece que, esta luminosidade é o que facilita a leitura da tela quando se está em locais muito claros ou até mesmo externos. Porém, esta luminosidade consome consideravelmente os níveis da bateria. Caso consiga utilizar o aparelho sem esta iluminação, a sua bateria irá durar muito mais.

Verifique se o seu aparelho é um dos que possuem um sensor de iluminação de ambiente, ou seja, que poderá desligar a luz de fundo do aparelho em ambientes claros ou habilitar em ambientes escuros, automaticamente.

Dicas de acessórios para fazer a bateria do seu celular durar mais

Os acessórios também podem fazer toda a diferença nesses momentos. A maioria tem um bom custo benefício e funcionam de maneira eficaz. Um exemplo são os inovadores cases com carregador.

Conhecidas como “Baterias Power Bank”, por serem parecidas com os modelos de íons de lítio que acompanham os smartphones, mas com uma diferença fundamental: elas podem tanto fornecer quanto receber recarga de energia por meio de portas USB. Tipicamente, há três tipos de baterias assim: as que vêm acopladas em cases, as USB de bolso e as que utilizam recarga solar.

Normalmente, as cases com bateria contam com um interruptor pelo qual podemos liga e desligar a bateria externa que alimenta o aparelho. Isso é bom, pois oferece a liberdade de utilizar somente quando há necessidade. Após recorrer a todas as dicas para fazer a bateria do seu celular durar mais que citamos acima, você pode acionar o carregador que vem integrado nesse modelo de case e ele, caso esteja carregado, repassará essa carga ao aparelho.

O preço médio de um case carregador é de R$70,00, mas, dependendo da marca e do modelo que você escolher, pode chegar a R$200,00. É importante ressaltar que para que o acessório funcione com eficiência, ele deverá ter sido carregado previamente, caso contrário, não terá serventia.

Outra questão que deve ser levada em consideração é o tempo que você vai precisar da recarga, pois alguns modelos carregam 30% da bateria, outros 50% e os mais caros conseguem a recarga completa. Isso também influencia no valor do acessório.

Se você busca por alternativas mais simples e em conta, o carregador portátil via USB pode ser uma opção. Nesse caso, a semelhança com o case é que também precisa ser previamente carregado para, então, carregar o celular numa situação de emergência. A diferença é que o cabo USB precisará conectar o acessório ao telefone. Apesar de prático e compacto, o carregador portátil é mais lento.

Na pior das hipóteses, procure um assistência técnica especializada.

Lembre-se de que seguir as dicas para fazer a bateria do seu celular durar mais pode ser crucial para que você não passe por nenhuma situação de necessidade devido à falta de bateria no seu celular.

publicidade:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *